Intolerância

Não estou falando de religião, grupos étnicos ou futebol. Falo da intolerância à sacarose, principal componente do açúcar comum. Muitos já ouviram falar sobre a intolerância ao lactose (leite) e há pessoas que consomem leite e queijo de cabra por causa disso. Porém, poucos sabem da intolerância à sacarose. Há muita gente que exagera na sobremesa após a refeição e, ao passar mal (inclusive com diarréia), culpa a salada de maionese sem saber que se trata de intolerância à sacarose.

Veja o que a Merck publicou sobre isso:
“…Os açúcares lactose, sacarose e maltose são fraccionados pelos enzimas lactase, sacarase e maltase, que estão localizados na mucosa do intestino delgado. Normalmente, os enzimas dividem estes açúcares em açúcares simples, como a glicose, que são absorvidos pela corrente sanguínea através da parede intestinal. Na ausência dum enzima específico, os açúcares não são digeridos e a sua absorção é impedida, mantendo-se no intestino delgado. A elevada concentração de açúcares daí resultante faz com que uma grande quantidade de líquidos entre no intestino delgado, provocando diarreia. Os açúcares por absorver são fermentados pelas bactérias no intestino grosso, o que dá lugar a fezes ácidas e a flatulência. As deficiências enzimáticas surgem na doença celíaca, na diarreia tropical (sprue) e nas infecções intestinais. Também podem ser do tipo congénito ou ser causadas por antibióticos, especialmente a neomicina…”

About these ads

35 Respostas para “Intolerância

  1. Gostei muito do seu post, principalmente porque tenho intolerancia ao açucar desde criança, como você citou, após as refeiçoes eu posso “provar” uma pequena porção de uma sobremesa, no meu caso não posso comer uma porção que uma pessoa normal comeria , eu nao gosto muito de chocolate e me dá aflição ver alguém comendo muito doce, porque já fico me sentindo mal.

    EU NAO TENHO DIABETES, já fiz exame várias vezes.
    Além da diarréia, eu sinto um mal estar muito grande, dor de cabeça e taquicardia se ingerir alguma coisa doce com estomago vazio.
    Já fui parar no hospital por tomar um café muito adocicado.
    Aliás este tem que ser acompanhado de um pao salgado no café da manha, senão´é um dia terrível e haja chá amargo para desintoxicar.
    Eu sempre tenho que me alimentar corretamente (legumes, verduras, proteina e carboidrato) antes de experimentar doce.
    Gostaria que a intolerancia ao açucar fosse mais divulgada.

    • Oi Cinira td bem? Sou Suelen e tb tenho esse problema, gostaria de entrar em contato com pessoas que passam por esse mesmo problema, para trocar ideias e novidades sobre o assunto. No meu caso, ainda nâo tenho o diagnostico clinico devido as dificuldades de definiçâo da doença pelos médicos, porém, até pelos comentários sinto que realmente esse meu problema acaba de ser desvendado. Abraços

  2. MUITO BOM PESQUISAR AQUI

  3. tem cura para quem tem intolerancia.
    qual melhor tratamento

  4. Priscila Maranhão

    Oi Pessoal também entrei nesta turma e estou tentando ver o lado bom. Vida mais saudável! Minha médica(otorrino Dra Macela), também tem o problema,há 20 anos. Meu organismo mudou depois da minha segunda gravidez .Descobri por causa de uma crise de labirintopatia.Se fosse para escolher.Teria minha filha de novo mesmo sabendo que iria ficar assim!!!!
    Eu como tudo integral, faço minhas receitas com sucralose( so pra fim de semana) e procuro comer num intervalo de 3horas, fazer pequenas caminhadas de 30 min diariamente. Evito frutas doces demais.Só duas porções por dia e tento descobrir outros prazeres . Viciam muito a gente com açucar. Não faço isto com meus filhos! Açucar entra em quase nada.
    Muita gente nem tem este problema e já vive assim pelo fato de querer ser saudável. Quando dá vontade de chocolate compro uma barrinha diet, evito ter em casa. Ando sempre na bolsa com algo salgado na hora do aperto ou uma maçã. O melhor tratamento é o geral pra todo ser humano DIETA SAUDÀVEL. Comer precisa ser algo feito com planejamento e prazer. NÂO se pode separar os dois senão temos porblemas. A industria coloca açucar em tudo aí tá o nosso problema. vamos trocar dicas e receitas?
    Fiquem com Deus! Priscila, 37 anos,Recife -PE

    • OI TAMBEM TEM A ALERGIA DESDE DE PEQUENA, MAIS SO AGORA ESTOU DESCOBRINDO DO QUE SE TRATA. E GOSTARIA DE TROCAR IDEIAS E RECEITAS. QUE DEUS VOS ABENÇOE.

  5. roberto cavenatti

    tenho intolerancia a açúcar, o consumo provoca diarréia, dores de estomago,cabeça, ansiedade e nervosismo. Fiz todos os testes possíveis de alergia e nada foi encontrado. Achei a intolerancia por orientação da homeopatia e na base do erro e acerto, como, percebe o comportamento do corpo, até encontrar que o açúcar é prejudicial a minha saúde.

    • Roberto, qto tempo durou seus testes de erro e acerto até descobrir a intolerancia? e carboidratos vc tb não deve poder?…

  6. toda vez que como ou bebo algo muito doce,ou simplismente doce passo mal,sinto uma queda de pressao talvez,nao sei com explicaro fato é que sinto tonturas,gostaria de saber por que.O que eu tenho?Nao sei!

    • ROZIANE LIMA COSTA

      teresa eu tenho a mesmo sintomas minha pressão vai a oito por seis,fico tonta enjoada e não consigo ficar de pe,gostaria de encontrar um medico profissional que ajuda-se e se enteresasse de verdade pelo meu caso ja passeie por 4 endocrinologistas mas ninguem pôde me ajudar

  7. Elba Martins

    Tenho intolerancia a açúcar, sempre que como alguma coisa doce me sinto muito mal, fico tonta , enjoada,com taquicardia e com tremor nas mãos, só tomo café com adoçante se pela manhã, teimar em comer qualquer coisa com açucar, passo o dia todo me sentido péssima. Juro que não é frescura.

    • Elba, sei q não é frescura…tb tenho os mesmisssimos sintomas…

    • também tenho este sitonas, e nem os adoçante eu consigo enjerir. e so tentar e passar mal. sei que não e frescura

    • Evite alimentos com farinha de trigo porque contém glicídeos que é uma forma de açúcar e este corre imediato na corrente sanguínea.

  8. Kátya Sayara

    Fui diagnosticada como intolerante à lactose. Mas depois de dois anos sem comer qualquer derivado do leite, continuei sentindo os mesmos sintomas. Percebo agora, que o que me faz mal é o açúcar branco. Vou testar com o açúcar mascavo, o melado e o mel.

  9. Estou pesquisando ha um ano qual ou quais minha intolerancia, tb passo muito mal após ingestão de alimentos…to descobrindo agora sobre intolerancia ao açucar…
    Qual substituto do açucar usar p/ fazer doces e bolos, que seja natural e adoce realmente?…usei ontem Stevita forno e fogão e não adoça nada,é a mesma coisa q nada. Alguem me ajuda…não sou fã de doce, mas tem momentos cruéis…

    • marli de oliveira rosson vargas

      Ola Maristela,eu tb to nessa de alergia a açucar branco.Descobri o açucar chamado MAGRO light e to feliz com ele.Talvez resolva sua situaçao,ele adoçamesmo,precisa ter cuidado senao vc acaba adoçando demais qualquer doce,pra vc ter uma ideia como ele é bom uso uma colher de sopa pra adoçar meio litro de suco.Fique com DEUS.Vamos trocando ideias ate dar tudo certo.Bjs Marli Rosson

  10. Estou numa luta com o meu filho desde o início do ano. Todos os médicos disseram ser intolerância à lactose. Retirei o leite e derivados e ele continua com dores abdominais, diarréia e irritabilidade. Cansada de ver o sofrimento dele, fiz um diário onde anotei os momentos de dor e o que ele tinha comido minutos antes. E percebi que SEMPRE que ele ingere algo muito doce (açúcar refinado) ele passa mal. Então aqui estou eu procurando informações a respeito, se existe exames que comprovem essa hipótese. É bom saber que não estamos sozinhos. Qual o açúcar substituto que costumam usar? Muito obrigada!!!

  11. meu nome e neide,tenho uma filha de 9 anos de idade.ela fez o exame e detectou a intolerancia a sacarose.e um exame chato,a pessoa tem que ingerir a glicose tres vezes de hora em hora.o açucar e substituido pelo frutose que e o açucar extraido das frutas,ele e bem mais caro,mas o sabor e igualzinho do açucar normal.e acredite se puder ha pessoas que tem intolerancia a frutose e ai a coisa se complica que pode passar mal ate com uma fruta muito doce :tipo o caqui.e importante ter certeza do diagnostico para levar a serio o tratamento.lembre-se existem outras doenças bem piores do que essa e que nada para deus e impossivel.

  12. Olá! Tenho intolerância à sacarose desde criança, mas só há uns anos é que tive certeza. Na época, retirei todo o açúcar para fazer dieta e então melhorei de um forma surpreendente. Só que agora, sempre que como doce, fico ainda pior que antes. Bom, sei que tenho que me adequar com a situação, então uso sucralose para adoçar o café e à vezes o adoçante MAGRO. Pensei que estava sozinha nessa, pois até então nunca tinha ouvido falar. Agora sei que tenho companhia.
    Um abraço a todos!

  13. Ola, descobri que tenho intolerância ao açúcar faz uns 10 anos, e desde então tirei o açúcar, uso adoçante e as vezes não uso nada, vai sem doce mesmo. Mas tudo começou com uns vergões na pele, onde eu encosto logo ja aparecem as manchas vermelhas e doloridas ( pés, mãos, barriga, costas…), isso se eu comer qualquer coisa com açucar. Comecei um novo tratamento para alergia, e o meu médico disse que esse sintoma não tem nada a ver com o açúcar. Juro que fiquei desanimada com isso. Alguem notou esse sintoma tambem?

  14. Olá pessoal! Acabo de saber que sou intolerante a sacarose e alergia a outros alimentos (leveduras, fermento, castanhas, aveia, amendoim, milho, trigo e gluten). Bom, como podem ver, minha vida daqui pra frente será bemmm restrita. Minha sorte é que trabalho na Lowçucar, uma empresa que produz produtos diet, light e zero. Inclusive, vi duas pessoas comentando sobre nossos produtos da linha Magro. Fiquei feliz! Acho que dessa vez eu emagreço (estou muito acima do peso) hahahaha…. Queria saber se alguém tem facebook. Podemos montar um grupo no face para trocar ideias, receitas, tirar dúvidas e fazer uns momentos “desabafo”. Meu face é Natália Lima Gama. Abraços a todos!

    • Natalia, gostaria de trocar informações,mas não achei seu nome no face. Minha filha de quatro anos não digere a sacarose, uso frutose,mas há uma série de dificuldades, inclusive na hora de usar remédios. Gostaria de trocar informações.

  15. Boa tarde pessoal! Tenho intolerância à sacarose, fui diagnosticada ainda bem pequena e por isso desde cedo adaptei minha alimentação. Já conheci muitas pessoas com intolerância à lactose (inclusive meu namorado), mas nunca conheci ninguém que tivesse a intolerância à sacarose, por ser sabidamente mais rara. É legal ouvir outras pessoas que sofrem do mesmo problema. Gostei da idéia da Natália de trocar idéias. Bjssss

  16. Ana me solicita de novo no facebook pois eu te recusei sem querer! Não tinha visto sua mensagem aqui! Me desculpe! Vou aguardar! Beijos!

  17. tenho uma filha,quando nasceu a 32 anos,os medicos tiveram dificuldades de diagnostica a deficiencia(intolerancia ao leite e acucar)quase a mataram com tanto antibiotico,cheguei a batizar e foi feita uma cirurgia espirita,foi muito dificil era raro dizia um medico um caso em dez mil,e Deus me colocou um anjo na vida de georgia, a dra Leticia Miranda,que abaixo de DEUS salvou a minha filha que pesava 4 kg com 6 messes,só tinha barriga e cabeça, eu não tive leite,ela tomou todos o tipos de leite,e todos faziam mal a dra fez uma campanha de leite materno e varias pessoas me fornecia o leite ´so durou uma semana, ela teve diarreia cronica,foi internada quase morre,chegou a conclusão que é rarrismo o leite materno fazia mal tb. a preocupação era a proteina que tinha que ser ingerida para não afetar o QI da minha filha,a dra.passou que se chama a ultima mamada feita com o caldo da carne(patinho) e foi formando o bolo fecal, espremiamos o caju na colher e dava a ela,que tinha 9 meses que foi entre a vida e a morte ´so obrava cru e agua e vomitava tudo, com tres dias trancada ela defecou normal pela primeira vez desde que nasceu ,colocamos em esposição para a familhia vê e comemoramos o inicio de uma nova vida, hoje ela é formada linda inteligente,adora chocolate mas não abusa,depois de anos eu descobrir que eu sou alergica a acucar, sinto mal tonta e baixa minha presão fico as vezes sonolenta ate com perfume floral e doce, algumas frutas tb. então evito doces ,uso o demerara , adoçante,mas as vezes sinto mal tb.quem tiver uma alguma saida por favor comunica comigo gostaria de saber sobre o acucar Magro. ha uma medica chegou a passa remedios para labirintiti, eu não tomei, pois tenho certeza que meu mal estar é proviniente unicamente da alimentação, como foi a historia da minha filha.espero que o meu depoimento sirva pra alguem.fiquem com Deus.

  18. Dirlene Cristina de Oliveira

    Tenho tres filhos e o ultimo de um ano e cinco meses, tem alergia a sacarose, gostaria de saber de quem ja passou por isso ou ainda passa, pois pra mim isso ainda é novidade,, se pode usar mel, e quais tipos de alimentos, tipo frutas, que posso estar administrando na sua alimentação?

  19. Carmelina Vaz

    Carmelina Vaz de Jesus 11/09/2013
    Desconfio que tenho alergia ao açucar. Toda vez que adoço algum líquido com o açucar, sinto uma agonia na perna deita e uma urinação quase a noite toda. Fico entre sono e acordada até de madrugada rolando na cama. É horrível. Não tenho diabétes, estou sempre atenta aos exames. Meu filho sempre me fala, pra eu não usar mais o açucar, ele fala que a droga mais perigosa que o ser humano usa é o açucar. Acho que ele está bem certo!Boa sorte a todos, e, que Deus nos ajude a encontrarmos uma solução pra este problema.

  20. Bom dia

    Estou na luta para identificar o que tenho intolerância se é ao açucar pois tenho intestino preso e lesões orais com frequência, sempre quando ingiro açucar percebi essas lesões médico já falou que poderia ser candidíase intestinal causador desses sintomas mas ainda não tenho certeza.
    Se puderem me ajudar agradeço.

  21. Redjane Soares

    por favor,não sei mais o que fazer,já procurei vários médicos e todos dizem a mesma coisa(é psicologico) Desde criança não posso comer nada que tenha açucar,nem mesmo frutas e a cada dia me sinto mais e mais debilitada.SOCORRO!!!!

  22. ola pessoal eu me chamo Catia e eu tb estou achando que estou com alergia ao açucar pq quando eu tomo alguma coisa doce eu passo mal e estou tendo diarréia ja faz 51 dias eu não aguento mais , tenho até medo de sair de casa e passar mal, mas pretendo ir ao médico pra fazer uma avaliação….adorei as publicações de todos vocês, muito obrigada pessoal.

  23. Mariano F. Maia

    Olá. Boa noite! comercei a sofrer as consequências da intolerância alimentar em 2009, Só depois de alguns meses é que descobri, por tentativa e erro, que o vilão era o açucar. Hoje controlo evitando alimentos que contenham doses elevadas de açucar ou mel, mas, tenho que me alimentar de 3 em 3 horas para não me sentir fraco. Tenho dores de cabeça, indisposição e sonolência além de desanimo. Alguem tem alguma dica par aliviar esses sintomas?

  24. Acredito também que estou com intolerância ao açúcar. Não consigo comer muito doce pq sempre passo mal em seguida. Sinto enjoo muito forte, algumas vezes chego a vomitar e minhas mãos ficam formigando. Não sou muito ligada a doce, mas as vezes como para não fazer desfeita as pessoas, só que sempre acabo tendo que deixar o doce pela metade pela indisposição ao ingerir esses alimentos.
    Há algum tempo tenho uma bolinhas pelo corpo que parecem espinhas, mas não são. Elas ao sumirem ficam manchadas de roxo. Já fui a vários dermatologistas e nenhum consegue descobrir o que é. Percebi que sempre que como doce essa bolinhas pioram, nascem muitas, elas ficam muito maiores e coçam demais. Gostaria de saber se alguém tem sintomas na pele também, pois acredito que possa ser uma manifestação da alergia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s